Em homenagem a 'Fedegoso', Câmara Municipal aprova projeto que institui Dia Municipal de Combate à Violência Contra a Pessoa Idosa em Currais Novos

por Comunicação CMCN publicado 16/10/2025 07h18, última modificação 16/10/2025 07h18

A Câmara Municipal de Currais Novos aprovou, por unanimidade, o Projeto de Lei que institui o Dia Municipal de Combate à Violência Contra a Pessoa Idosa. A partir do texto aprovado em sessão nesta terça-feira (14), a data passa a ser celebrado anualmente em 3 de agosto. A proposição é de autoria dos vereadores Professor Jaire e Sebastião Cabral.

Com a ação, a data passa a fazer parte do Calendário Oficial de Eventos do Município e tem como objetivo conscientizar a sociedade sobre a importância do respeito, proteção e valorização da pessoa idosa, além de promover ações educativas, reflexões sobre os diferentes tipos de violência e incentivar o uso de canais de denúncia e mecanismos de proteção.

As atividades alusivas ao Dia Municipal poderão ser desenvolvidas em parceria com órgãos públicos, instituições de ensino, organizações da sociedade civil, igrejas e conselhos de defesa dos direitos da pessoa idosa.

O texto segue, agora, para sanção do prefeito Lucas Galvão. Caso seja aprovado, seu efeito é imediato.

Escolha da data
A iniciativa surgiu a partir do episódio que vitimou o senhor Severino Lopes da Silva, conhecido como Fedegoso, de 77 anos, brutalmente assassinado em Currais Novos no dia 3 de agosto. O crime serviu como alerta para a vulnerabilidade enfrentada pela população idosa e inspirou a criação de uma data que simbolize mobilização social e compromisso público com essa causa.

“Essa aprovação representa um gesto de respeito à memória de Severino e, ao mesmo tempo, um compromisso com a proteção da população idosa da nossa cidade”, destacou o vereador Jaire de Freitas, autor do projeto.