Escavação arqueológica resgata memória do Totoró, marco histórico de Currais Novos

por Comunicação CMCN publicado 28/08/2025 08h35, última modificação 28/08/2025 08h35

Uma importante escavação arqueológica começou nesta semana no povoado Totoró, berço histórico de Currais Novos. O trabalho acontece ao lado do marco que simboliza o nascimento da cidade e é fruto de uma parceria entre o Museu Câmara Cascudo, a UFRN, a Prefeitura Municipal e a Câmara de Vereadores.

Segundo o professor e coordenador de Arqueologia do Museu Câmara Cascudo, Abraão Sanderson, a iniciativa tem um grande valor científico e cultural. “Essa escavação pode revelar fragmentos da cultura material dos primeiros habitantes da região, ajudando a compreender seus hábitos, costumes e modos de vida. É uma oportunidade única de revisitar as origens de Currais Novos e preservar sua memória para as futuras gerações”, destacou.

Durante os trabalhos, a equipe de pesquisadores mostra como funcionam as escavações, utilizando equipamentos específicos e analisando fragmentos encontrados no local. Cada detalhe pode representar uma peça fundamental no quebra-cabeça histórico da formação do Seridó.

O presidente da Câmara Municipal, vereador João Gustavo, que é pós-graduado em História dos Sertões, também celebrou o início da iniciativa. “Esse sempre foi um sonho antigo do povoado Totoró e que agora começa a virar realidade. Estamos resgatando o lugar onde a cidade nasceu, reforçando a importância desse marco e o compromisso de Currais Novos com a preservação da sua história”, afirmou.

O projeto, além do aspecto científico, tem forte valor educativo, aproximando comunidade, pesquisadores e poder público em um esforço conjunto para valorizar o patrimônio cultural. O Totoró, guardião das origens de Currais Novos, começa agora a revelar novos capítulos do passado que enriquecerão ainda mais a identidade da cidade.